Saiba como a terceirização financeira pode ajudar o seu negócio

Tempo de leitura: 3 minutos

João é dono de uma microempresa e tem que dividir o seu tempo entre vários afazeres. Normalmente, corre entre as ações operacionais e trabalhos administrativos, incluindo os relacionados à gestão financeira. Ultimamente, a sua empresa não tem gerado um lucro atrativo e sente o cansaço bater a sua porta. O que fazer?

João é apenas um dos milhões de empreendedores brasileiros que se depara à essa situação, assumir múltiplas funções. Assim como ele, muita gente sente o cansaço e a sensação de estar sendo eficiente por conta das inúmeras tarefas a cumprir. Uma das preocupações mais iminentes desses profissionais diz respeito à área de finanças organizacionais.

Em tempos de estímulo a terceirização, esta entrou também no mundo da gestão financeira. Certamente, a terceirização da área chegou para melhorar a condição de trabalho e os resultados empresariais desse tipo de empreendedores, os que assumem múltiplas funções.

Terceirizar a área financeira de uma empresa ajuda a cortar gastos, melhora os frutos de investimentos e enxuga as responsabilidades dos gestores.

Por que dizer sim à terceirização financeira?

Antes de falar das razões pelas quais vale a pena requerer a ajuda de uma equipe terceirizada, é preciso explicar que este serviço não é uma consultoria.

Quando se solicita uma consultoria financeira, deve-se esperar que o consultor faça um diagnóstico e oriente como solucionar os pontos fracos e ameaças detectados durante a sua investigação. Isto é, o consultor mostra meios que possibilitem a solução de problemas, contudo, ele não “faz acontecer”.

Na maior parte dos contratos, a responsabilidade do consultor acaba quando ele oferece o plano de ação com todos os detalhes acerca das melhorias sugeridas. No entanto, às vezes, a empresa não somente precisa das indicações. É comum que organizações clamem por auxílio na hora de colocar os planos em prática.

A terceirização deve ser considerada quando há a intenção de garantir a realização de uma adequada gestão financeira, tanto em termos de qualidade quanto no que se refere ao tempo. A intenção de terceirizar a área financeira é tirar um peso dos colaboradores e gestores e deixar este setor em mãos entendidas.

Além disso, uma terceirização financeira de alta qualidade exime as equipes de trabalho da empresa de aprenderem como gerir aspectos financeiros. O que reduz a responsabilidade em termos de finanças e potencializa o foco nas atividades primárias da empresa.

Além de falar na terceirização do cuidado com contas, balances e todos os aspectos que requerem atenção na área financeira, é preciso ressaltar que a terceirização financeira promove uma melhor contabilidade gerencial. Ela também ajuda a alinhar este ramo da contabilidade ao plano estratégico da empresa.

Hoje em dia, o mercado demanda a terceirização de todas as atividades ou áreas que não estejam diretamente relacionadas ao negócio da empresa. Delegar responsabilidades para empresas competentes e especializadas reduz os custos da organização.

Isso porque as pessoas que trabalham nessas empresas têm conhecimento específico na área e podem oferecer soluções práticas, rápidas e ajustadas às demandas de mercado.

Não há como negar que a terceirização financeira é uma ótima alternativa para as empresas, independente do seu porte. Contudo, as micro e pequenas empresas são as que precisam ponderar com mais firmeza a possibilidade de terceirizar a área para uma empresa especializada.

 

> CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O INFOGRÁFICO: 5 RAZÕES PARA TERCEIRIZAR A ÁREA FINANCEIRA DA SUA EMPRESA