Saiba como funciona a consultoria financeira

Tempo de leitura: 3 minutos

Tudo está indo muito bem na empresa quando de repente algo faz o caminho tranquilo se transformar em um caos total. Infelizmente, isso foi o que aconteceu com muitas empresas durante a crise que afetou o país. Muitas organizações que não sucumbiram às adversidades optaram por contratar um serviço de consultoria financeira.

Cuidar dos recursos financeiros das organizações é uma missão crítica, em especial quando a instabilidade econômica insiste em pairar no Brasil. Embora os profissionais e donos de negócio sejam conscientes desta necessidade, é comum haver dúvidas sobre o assunto. Mas, como é possível solucionar esta questão?

Uma das melhores alternativas é solicitar ajuda de uma empresa prestadora de consultoria financeira. A organização que oferece este tipo de serviço está capacitada para proporcionar orientações valiosas acerca do manejo das finanças.

 

O que é a consultoria financeira?

Uma consultoria de este tipo é prestada por um profissional ou por uma equipe especializada na área de finanças e tem como objetivo proporcionar ferramentas para que os gestores das organizações possam encarar as adversidades como inspirações para mudanças.

Em termos gerais, pode-se dizer que uma consultoria financeira oferece sugestões de como seguir o melhor caminho, detectar falhas na gestão financeira.

Além disso, a consultoria financeira tem como principal objetivo a análise, o planejamento e a determinação de estratégias que possam salvaguardar os recursos alheios (das empresas ou pessoas contratantes).

Sem dúvidas, contar com a ajuda de um profissional externo especialista em consultoria financeira é a sua imparcialidade. Muitas vezes, os profissionais que atuam dentro da empresa acabam desenvolvendo viés subjetivo quando se trata de considerar soluções práticas e efetivas.

Seja por medo de afetar os funcionários ou a si próprio, seja por fatores emocionais, tomar decisões com “a cabeça fria” em meio a uma crise financeira pode ser uma missão praticamente impossível. Por isso, contratar uma pessoa de fora pode ser considerada como uma salvação.

 

Vantagens de contratar uma empresa de consultoria financeira

Além do benefício mencionado anteriormente relativo à imparcialidade, contratar uma empresa ou um profissional especializado também pode oferecer outras vantagens:

Redução de custos e despesas

Um dos pontos que merece destaque é que a contratação de uma consultoria não é um gasto. Ao contrário, investir em consultoria reduz as chances de custos e despesas agregadas. Ocasionalmente, uma má administração financeira gera excessos de gastos desnecessários. Por isso, a ajuda de um profissional especializado pode ser a saída para os seus problemas.

Melhora da produtividade

Ao solicitar ajuda especializada, você retira “das costas” dos outros trabalhadores a responsabilidade por detectar possíveis inconsistências na gestão financeira. Esta solução é especialmente efetiva quando não há pessoas capacitadas para tal função.

Melhor estruturação do negócio

Um consultor financeiro experiente e com amplo conhecimento pode oferecer soluções práticas, contudo, há vezes em que mudanças mais drásticas serão necessárias. O grau de interesse da empresa nas recomendações do consultor assim como o envolvimento da organização com o cumprimento dos conselhos varia. O ideal é que a empresa esteja disposta a mudar o seu posicionamento e a sua estrutura.

Aumento da lucratividade

A gestão financeira mais eficiente aumenta a lucratividade do negócio, principalmente por conta da redução dos custos. A consultoria financeira melhora os processos, identifica quais são descartáveis e aconselha a adoção de novos procedimentos. Como consequência, a empresa passa a ter melhores resultados e mais lucro.

Quer saber mais detalhes acerca da importância da consultoria? Não hesite em entrar em contato conosco e pedir mais informações.