Como ter uma receita recorrente nos serviços de manutenção

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Para qualquer empresa que não quer ficar no vermelho, a maior preocupação é ter receitas recorrentes. Ou seja, ter a certeza que todo mês determinado montante irá entrar para o fluxo de caixa da empresa. Uma das maneiras de fazer isso é com serviços de manutenção.

A receita recorrente é uma estratégia de segurança para que uma empresa consiga lidar, de maneira assertiva, com o financeiro. Sendo assim, a empresa saberá de antemão se conseguirá pagar com todas as despesas, como contas, salário de funcionários, aluguel e compra de matéria-prima, por exemplo.

Uma das maneiras de agregar valor ao faturamento mensal, e anual, de uma empresa é manter um trabalho contínuo com o cliente, desta forma, obtendo uma receita recorrente.

Assim, manter um relacionamento que gere valor financeiro mesmo depois da compra. E isso pode ser feito por meio de serviços de manutenção.

Em outras palavras, a sua empresa irá aumentar o ciclo de vida de um consumidor tendo uma maior recorrência de faturamento.

Um grande exemplo desta estratégia são as cafeteiras com cápsulas. Ou seja, o consumidor compra a cafeteira e cria um vínculo com a marca, ampliando o tempo que irá gerar renda para a empresa.

Com certeza, uma empresa de cafeteiras com cápsulas possuem um planejamento mensal assertivo para o seu negócio.

Afinal, quando alguém compra uma cafeteira, a empresa já irá saber a média de renda que irá ter por determinado período de uso da máquina.

Serviços de manutenção: as cápsulas de ouro

Para criar uma estratégia de renda recorrente para o seu negócio, obtendo mais lucro e estabilidade no mercado, é necessário imaginar quais são as suas cápsulas de ouro. Ou seja, quais serviços de manutenção você pode oferecer para o seu cliente.

Uma maneira de fazer isso é por meio da customização. Ou seja, depois que seu cliente comprou um produto você pode oferecer serviços de manutenção para customizar aquele objeto, obtendo assim, a receita recorrente. Como, por exemplo, os broches que são vendidos para customizar os sapatos da marca Crocs.

No entanto, é importante que os serviços de manutenção (ao contrário do último exemplo ilustrativo) sejam necessários para o consumidor (como o exemplo das cápsulas de café).

Em outras palavras, o seu consumidor deve depender daqueles serviços de manutenção para continuar o progresso que é oferecido pelo seu produto.

Como vender serviços de manutenção

Por outro lado, é importante para o sucesso da estratégia que ela não seja uma grande surpresa para o consumidor. Isso irá causar frustração e até afastamento dele.

Os serviços de manutenção agregados ao produto devem fazer parte da experiência do consumidor. Por exemplo, quando você compra uma cafeteira está ciente que deverá comprar as cápsulas para manter o cafezinho toda manhã.

Ou quando você compra algo da Lego, sabe que existem milhares de outras peças, outros bonecos, ou outros objetos para aumentar a coleção. Enfim, o consumidor está consciente que terá um relacionamento com a empresa.

Há três tendências do Marketing contemporâneo que podem ajudar na venda de serviços de manutenção:

Branding: Construção inteligente de um relacionamento afetivo entre marca e consumidor.

Gamificação: Transformação do processo de compra em um game, um jogo. Fazendo com que o consumidor faça coleções ou tente “passar de fase”.

Personalização: Processo de empoderar o consumidor a construir seu próprio produto ou serviço, personalizando-o da maneira que achar necessário e tendo o sentimento de que ele fez aquilo (como um sanduíche da Subway).

Os serviços de manutenção podem gerar  uma renda estável para o seu negócio, a partir de tendências do Marketing e uma relação valorativa com o seu cliente. Obtendo-se maior lucro para a sua empresa.

Venha conversar conosco na Optcon, passaremos maneiras de você conseguir manter uma receita recorrente.