Saiba como administrar o atendimento aos clientes em seu restaurante

Tempo de leitura: 3 minutos

O atendimento aos clientes é um ponto de extrema importância na hora do consumidor decidir se volta ou não a um estabelecimento comercial.

Saber atender bem aos clientes, oferecendo-lhes exatamente aquilo que procuram é um diferencial para o restaurante.

O bom atendimento potencializa as chances das pessoas retornarem e serem fidelizadas.

Por esta razão, é tão importante administrar o atendimento aos clientes e fazer que eles se sintam confortáveis e tranquilos.

Administrar o atendimento aos clientes começa com uma boa receptividade

É comum que o início do contato direto entre cliente e restaurante seja empreendido ainda quando o consumidor está no conforto do seu lar ou no local de trabalho.

Isto é, o primeiro contato costuma ser feito por telefone no intuito de reservar uma mesa. Nesse momento, é preciso demonstrar presteza, boa vontade e sobretudo, encantar os clientes.

E somente  é possível quando se tem uma equipe bem orientada e capacitada.

Logo deste momento crucial, segue-se o primeiro contato físico, hora em que o cliente chega ao restaurante. É claro que a intenção do público é obter um bom atendimento e boas-vindas.

Assim, é indispensável assegurar que os clientes terão um atendimento cordial e cortês. Um sorriso no rosto, uma comunicação eficiente, postura receptiva são primordiais em restaurantes que prezam o bom atendimento.

Dentro deste mesmo tópico é preciso falar sobre o tempo de espera para ser direcionado à mesa. Sem dúvidas, a palavra chave é prontidão.

Uma longa espera pode minar o conceito que o consumidor constrói sobre o seu estabelecimento.

Por isso, é indispensável garantir que o cliente não ficará esperando muito tempo na entrada do restaurante.

Lembre-se de informar quanto tempo ele deverá ficar aguardando pela mesa, isto é, proporcione o tempo estimado de espera a fim de evitar sua ansiedade.

O atendimento na mesa e o oferecimento do produto fazem parte da missão de administrar o atendimento aos clientes

Logo após encaminhar o cliente para a mesa, é necessário continuar pensando em administrar o atendimento aos clientes com sucesso.

Isto inclui atender com educação e prontidão, mas nunca agir bajulando o cliente, ou seja, ficar “colado” na mesa.

É importante garantir que os garçons e garçonetes estarão em dia com os termos dos pratos e poderão sanar qualquer dúvida que aparecer no meio da escolha do cardápio.

Orientar bem o cliente também faz parte do bom atendimento.

A refeição acabou, o cliente está indo embora: E agora?

Depois do cliente saborear a refeição e ficar satisfeito com o atendimento até o momento, é hora de demonstrar que pretende manter um relacionamento de longa data com o cliente.

Para administrar o atendimento aos clientes de maneira eficiente, é fundamental ser gentil e perguntar as impressões dos clientes acerca do ambiente, pratos, drinks, etc.

Estabelecer uma relação de confiança é indispensável para que o público se sinta a vontade de retornar ao restaurante.

Em suma, a percepção dos clientes a respeito do atendimento é formulado durante o tempo em que há contato entre o cliente e o restaurante.

Por isso, é indispensável administrar o atendimento aos clientes de modo que toda a jornada será agraciada pelo bom atendimento das equipes de trabalho.

Se você deseja saber mais informações sobre este e outros assuntos relacionados ao funcionamento de restaurantes de qualidade, não deixe de conferir a página Empresa no Azul. Nela você encontrará informações importantes. Acesse e confira!