7 erros que impedem o crescimento de sua empresa

Tempo de leitura: 3 minutos

Ausência de plano de negócio, desorganização financeira, cliente em segundo plano são alguns erros que impedem o crescimento de sua empresa

Para ser manter competitivas e atualizadas, as micro, e pequenas empresas, precisam suprir a necessidades do cliente, melhorar os processos e inovar a cada a dia. Os empreendedores precisam estar atentos a todas obrigações que norteiam a gestão e contribuem para crescimento de sua empresa.

De acordo com dados do Sebrae e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, metade das empresas fecham antes dos 4 anos. O principal motivo apresentado é a falta de maturidade em gestão financeira dos empreendedores brasileiros.

Reconheça os erros que impeçam o crescimento da sua empresa

O primeiro passo para não entrar nessa estatística é reconhecer os erros que a empresa está cometendo. Analise e tome as medidas necessárias para corrigi-los. Quer conhecer quais os principais erros que impedem o crescimento da sua empresa? Nesse artigo, preparamos uma lista com 7 falhas que podem prejudicar a saúde financeira e administrativa do seu negócio.

 

Falta de um bom plano de negócios

É fundamental ter um plano de negócios bem estruturado para orientar as ações da sua empresa.

O plano de negócios apresenta a missão da empresa, os objetivos gerais, as metas traçadas por período, a situação financeira, o estudo da concorrência e de mercado, o público-alvo, as principais necessidades do seu consumidor, entre outras informações.

É de suma importância ter um bom plano de negócios que serve como guia estratégico para que a empresa atinja suas metas.

Cultura organizacional saudável

Toda empresa é formada de pessoas, portanto é essencial manter uma cultura organizacional saudável. Ter uma equipe desmotivada, um ambiente de trabalho negativo com muitas intrigas acarreta em queda de produtividade e por consequência, lucro.

Invista em treinamentos, avaliações de desempenho, premiações e reconhecimentos. Faça com que seus colaboradores se integrem aos objetivos da empresa.

Não automatizar determinados processos

Muitos empreendedores querem resolver tudo sozinho de forma manual na empresa. Eles acreditam que os custos para automatizar determinados processos são elevados e não compensam o gasto.

No entanto, há muitos processos e ferramentas que ajudam a organizar a gestão dos negócios, como gestão de estoque, controle de caixas, entre outros.

Cliente em segundo plano

O cliente deve ser estar em primeiro plano para as empresas. O empreendedor precisa conhece-lo, entender suas necessidades, desejos, dores e preferências. Dessa forma, a empresa será capaz de criar estratégias para conquistar os consumidores, satisfaze-los e fidelizá-los como clientes.

A empresa precisa ficar atenta no que o cliente está falando sobre ela, comentários, reclamações melhorar e continuar crescendo.

Ausência de um fluxo de caixa rigoroso

O fluxo de caixa é uma das ferramentas mais essenciais e importantes para o controle financeiro de qualquer negócio.

O empreender precisa ter um fluxo de caixa atualizado, controlado com precisão de todas as movimentações da empresa. Esse controle vai ajudar na tomada de decisões estratégicas que o empreendedor precisa fazer.

Desorganização financeira

A empresa precisa ter um planejamento financeiro, contábil e tributário consistente. É preciso manter organizado:

  • entradas e saídas de dinheiro,
  • controle de estoque, de caixa, de vendas,
  • rentabilidade,
  • pagamentos de impostos,
  • papéis legais como nota fiscal

Para que o empreendedor foque no cliente e no crescimento da empresa, é recomendado terceirizar esses serviços financeiros e contábeis para empresas especialistas no assunto, como a Optcon.

Não foque exclusivamente nos lucros

É claro que o lucro é importante para manter a empresa funcionando. Mas o empreendedor não pode focar apenas nisso. Ele precisa dedicar tempo, reduzir gastos internos, inovar em estratégias para diminuir despesas. Gastar muito e lucrar alto, não adianta.

A Optcon presta consultoria personalizada para sua empresa para reduzir os gastos financeiros, administrativos e contábeis.

Acesse a biblioteca da Opcton e saiba mais sobre o assunto!